sexta-feira, 5 de junho de 2009

Distribuição eletrônica
Ordem energética de preenchimento dos subníveis:1s - 2s - 2p - 3s - 3p - 4s - 3d - 4p - 5s - 4d - 5p - 6s - 4f - 5d - 6p - 7s - 5f - 6d
Distribuição eletrônica em íons
· Cátions: retirar os elétrons mais externos do átomo correspondente, ou seja, retirar elétrons primeiramente da camada de valência (o nível mais externo do átomo).
· Ânions: deve-se preencher o subnível incompleto do átomo.
A TABELA PERIÓDICA
· À medida que os elementos químicos foram sendo descobertos, caracterizados e identificados, os químicos perceberam que, ao listá-los em ordem crescente de número atômico, podia ser observada uma repetição periódica de certas propriedades específicas da matéria: a densidade, o ponto de fusão, o raio e o volume do átomo, por exemplo.
· A constatação dessa periodicidade motivou alguns químicos a tentar organizar uma tabela em que os elementos ficassem agrupados de uma forma lógica e de acordo com certas características. Assim surgiu a "tabela periódica". A tabela periódica é um instrumento extremamente útil para o trabalho prático e teórico dos químicos, porque resume valiosas informações sobre os elementos químicos.
· Observe a tabela. A primeira coisa que chama a atenção é que ela é formada por um grande bloco de quadradinhos, em baixo do qual há duas fileiras com 15 quadradinhos cada. No canto esquerdo, em tamanho maior, repetimos o quadrado onde estão as informações sobre o hidrogênio. Este quadrado maior é a "legenda" da tabela, que diz a que se referem todas as informações contidas em cada quadradinho. No corpo da tabela, o hidrogênio fica à esquerda e em cima.
As Ligações Químicas
I - DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA
Há na eletrosfera diferentes níveis ou camadas de energia. O elétron não apresenta valor energético, mas está em determinados níveis de energia (em número de sete) representados por letras maiúsculas, partindo-se da mais próxima do núcleo à mais distante.
É nessa direção também que aumenta a energia, sendo que há uma diminuição na diferença de energia entre camadas consecutivas, à medida em que se afastam do núcleo.
Designação das camadas:
K, L, M, N, O, P e Q.
Núcleo) K) L) M) N) O) P) Q
O número máximo de elétrons suportáveis pelas camadas são:
K-2 L-8 M-18 N-32 O-32 P-18 Q-

Nenhum comentário:

Postar um comentário