quarta-feira, 11 de maio de 2011

CESM REVISÃO PARA PROVA P2 9º ANO

CESM PROF: ALEXANDRE REVISÃO PARA PROVA P2 9º ANO


QUESTÃO (Descritor: relacionar o comprimento de onda e amplitude por meio da interpretação da representação da amplitude da onda em um esquema.)

Nível de dificuldade: Médio.

Assunto: Física.

Analise a ilustração abaixo e responda ao que se pede.



Em uma aula de música, o professor toca repetidamente a mesma tecla de um piano, aumentando gradativamente a intensidade do toque. Isso significa que as ondas sonoras emitidas terão aumentada(o) cada vez mais:

A) O seu comprimento de onda.
B) A sua frequência.
C) O volume do som emitido.
D) A sua amplitude.



RESPOSTA: D

QUESTÃO (Descritor: articular o conhecimento científico com situações da vida real)

Nível de dificuldade: Médio.
Assunto: Física.

Em uma apresentação de um grupo de tambores, um aluno do 9º ano/9 observou que ao baterem as baquetas no couro dos instrumentos, este vibrava. Reparou então a partir daí que as vibrações aumentavam a cada batida mais forte, e eram comuns em todos os instrumentos do grupo. De acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula, concluiu que aqueles movimentos vibratórios estavam diretamente ligados à dissipação das ondas sonoras.

Ao levar o relato para a aula de ciências, obteve a seguinte explicação do professor:


A) As sucessivas vibrações do couro provocam ondas que se propagam, pressionando as partículas do ar que estão ao seu redor.
B) A vibração do couro contribui na propagação das ondas sonoras até o sistema auditivo humano, permitindo aos ouvidos a percepção do som.
C) As ondas sonoras só se propagam pela presença do couro nos instrumentos de percussão.
D) Cada instrumento vai emitir um som diferente devido às diferentes formas como cada material dissemina as ondas sonoras.

RESPOSTA: A



QUESTÃO (Descritor: identificar estruturas que fazem parte do ouvido.)
Nível de dificuldade: Difícil.
Assunto: Fisiologia Animal e Humana.



Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia - Portugal

Analise a figura anterior. Ela representa o ouvido médio e suas estruturas, numeradas de 1 a 6. Sabemos que a orelha, que faz parte do ouvido externo, tem como função recolher e encaminhar as ondas sonoras até o tímpano. O tímpano, representado na figura pelo número _____, vibra com as ondas sonoras e transmite essa vibração para três pequenos ossos: estribo ______, bigorna ______, martelo ______, que ampliam o sinal para o interior do ouvido. Essa vibração amplificada chega a uma região interna conhecida como __________.
A alternativa que contém a sequência que completa as lacunas do texto corretamente é:
A) 6, 5, 3, 2, Tubo de Eustáquio.
B) 4, 3, 2, 1, cóclea.
C) 5, 3, 2, 1, orelha interna.
D) 4, 1, 2, 3, cóclea.
RESPOSTA: B
QUESTÃO (Descritor: relacionar produção de ondas sonoras, frequências e capacidade de audição do ouvido humano.)
Nível de dificuldade: Médio.
Assunto: Física.
No laboratório, cientistas realizam a seguinte experiência:
Produção de ondas sonoras com diferentes freqüências, desde baixas às mais elevadas, algumas delas sem ser percebidas pelos presentes.
Sabemos que não é só a amplitude da onda que determina se o som pode ser percebido, mas também sua freqüência. Se for muito alta, ou muito baixa, não ouvimos o som, porque
A) O tímpano não consegue captar ondas sonoras fora da freqüência correta.
B) Se a frequência for muito baixa não tem energia suficiente para produzir vibrações nas partes internas do ouvido.
C) O cérebro não consegue processar a informação.
D) O ouvido humano possui limites para ouvir, que variam de 20 Hz (mais grave) até 20.000 Hz (mais agudo).

RESPOSTA: D






QUESTÃO (Descritor: relacionar ondas longas, radiações, comprimento de onda, através da interpretação da representação do comprimento de ondas.)
Analise o esquema a seguir e responda ao que se pede.

Fonte: Projeto Medea – Medição de Campos Elétricos e Magnéticos no Meio Ambiente

É possível no esquema perceber que cada tipo de radiação corresponde a um comprimento de onda. A luz visível (aquela que podemos enxergar a olho nu) é uma radiação como as outras. Podemos concluir através desse esquema que ondas de rádio
A) Possuem baixas frequências e são utilizadas em antenas, invisíveis ao olho humano.
B) Estão representadas pelos raios X e gama.
C) Não correspondem às radiações que representam as ondas de rádio.
D) São necessariamente visíveis ao olho humano.

RESPOSTA: A

QUESTÃO (Descritor: interpretar em um gráfico proposto os ângulos de incidência e de reflexão da luz.)
Nível de dificuldade: Médio.
Assunto: Física.
Observe a figura abaixo, retirada de um site de uma universidade:


Fonte: Unesp
Essa figura representa a reflexão da luz sobre uma superfície lisa, como um espelho. O raio com a seta para baixo representa o raio incidente, e o outro o raio refletido. As letras i e r representam o ângulo de incidência e o ângulo de reflexão, respectivamente. Pela lei da reflexão:
A) Os ângulos de incidência e reflexão são calculados a partir da posição do objeto.
B) O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.
C) O objeto refletido “aparecerá” atrás do espelho.
D) A linha traçada entre os ângulos é a imagem do objeto refletido.
RESPOSTA: B

Um comentário:

  1. Obrigado professor, adorei sua revisão...
    Beijos Danielle

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