sábado, 4 de outubro de 2014

A Marcenaria.

A Marcenaria
Numa marcenaria, as ferramentas discutem a presidência que é exercida pelo martelo.
- Exijo a saída do martelo da presidência, ele faz muito barulho, diz o parafuso, querendo para ele mesmo o cargo de presidente.
- Endosso as palavras do parafuso, mas reivindico a presidência para mim, fala a lixa, alegando que o parafuso dava muitas voltas e não saia do lugar.
Nisso, fala o metro: a lixa para presidente é uma brincadeira, ela fica pra lá e pra cá, é áspera e faz muita sujeira. O presidente tem que ser eu.
O martelo, até então calado diz: Você metro, tão senhor de si, fica só medindo as pessoas.
No meio da discussão, entra na marcenaria o marceneiro, recolhe todas as ferramentas e sai para o trabalho. Executa suas funções com afinco e responsabilidade, construindo móveis lindos e perfeitos. No fim do dia deixa novamente as ferramentas na marcenaria e volta para casa, satisfeito com seu trabalho.
As ferramentas reiniciam sua conversa dessa vez com o serrote falando: Viram a satisfação do marceneiro com o nosso trabalho? Não é bonito? Vocês têm que aprender que sozinhos não somos nada, mas unidos somos capazes de realizar os mais belos trabalhos. Não discordo do que foi dito antes de cada um de vocês, mas vimos apenas os nossos defeitos, por que não olhamos para nossas qualidades? O martelo é barulhento, mas ao mesmo tempo é forte e robusto o suficiente para resolver qualquer parada. O parafuso dá suas voltas, mas é ele que faz a união das coisas. A lixa, apesar áspera e da sua sujeira, é ela que dá acabamento e apara as arestas. E o metro, mesmo com sua mania de medição, é preciso nas suas tarefas. Por isso, sugiro que de hoje em diante, olhemos mais para nossas virtudes e deixemos nossas desavenças de lado, pois unidos podemos tudo.
O serrote foi aplaudido por todas as outras ferramentas e a partir daquela data, a marcenaria viveu em paz e com dias muito mais felizes.
Lição de vida: Muitas vezes devemos evitar conflitos avaliando melhor as qualidades das pessoas ao invés de nos tornarmos ácidos olhando só os seus defeitos, pois sabemos que somente com união poderemos mudar as nossas vidas, a vidas das pessoas próximas a nós e talvez até o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário