segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Pesquisar não é copiar.



      Uma boa pesquisa envolve alguns fatores básicos que não devem ser desprezados: seleção de informações, suas interpretações e posicionamento diante delas.                                                                   Para investigar um tema dado precisamos dar quatro passos importantes:

      Primeiro passo- Formular uma boa pergunta(ou situação-problema) a respeito do tema
.
      Se o tema proposto fosse , por exemplo," Brinquedos e brincadeiras antigas", uma boa pergunta para o começo do trabalho seria buscar, qual a origem das brincadeiras? Na resposta teríamos inúmeros enfoques para o tema: exemplos de brinquedos antigos, história dos brinquedos etc.

      Segundo passo- Encontrar boas fontes de pesquisa

      Não utilize apenas enciclopédias, use os textos típicos de cada área- por exemplo- reportagens de divulgação científica, artigos históricos, textos literários, fotos e ilustrações, áudio e vídeo, entrevistas e outros confiáveis. Cuidado com os conteúdos dos sites escolhidos na internet por causa da confiabilidade.

      Terceiro passo- Interpretação de dados colhidos

      Leia todo o material pesquisado com muita atenção relacionando-o com tudo que já sabe. A partir desse momento crie perguntas e responda-as. Nunca fique na dúvida pois é um grande desafio, por isso peça ajuda aos amigos e responsáveis.

      Quarto passo- Produção escrita

      Atenção: Estudar não é somente ler, mas também escrever. Não copie partes do texto original mas busque nas explicações e anotações do que foi lido, suas reflexões a respeito do tema.
      Não se esqueça de seguir as normas estabelecidas pela Língua Portuguesa com relação aos parágrafos, pontuação, acentuação, ortografia. Faça sempre uma revisão geral de todo o material escrito antes de assinar

                                                                                     Professora Nit Peixoto

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário