quarta-feira, 27 de maio de 2009

Resumão 7ª e 8ª.

Atenção galera, vai aí uma pequena ajuda para quem quer fazer uma boa avaliação. Estudem também pelo livro e pelo resumo distribuído em sala de aula. Boa avaliação para todos.

8ª série

*As regras pra a Partilha da África foram definidas entre 1884 e 1885 no Congresso de Berlim.
*Os fatores políticos, culturais e econômicos foram utilizados pelos países europeus como justificativa para a expansão imperialista.
*As fronteiras definidas arbitrariamente, no século XIX, sem respeito às etnias, as culturas, as línguas, podem muito bem ser responsáveis, hoje, por conflitos tribais, guerras civis e guerras étnicas ocorridas na África.
*Protecionismo é o mecanismo em que um país protege sua economia através de medidas que favorecem as atividades internas em detrimento da concorrência estrangeira, muito utilizado pelos EUA.
*Um dos principais símbolos da massificação do consumo foi o Ford T, que passou de artigo de luxo a produto de massa, com mais de 15 milhões de unidades em 19 anos de fabricação.
*A popularização das artes teve como principais fatores a redução da jornada de trabalho, que proporcionou o acesso ao lazer à população trabalhadora, o aumento do poder aquisitivo da classe média e a ampliação do contingente de trabalhadores alfabetizados e o desenvolvimento dos transportes e das comunicações, que favoreceu o intercâmbio cultural.

7ª série
*A Revolução em que se passou a respeitar a Carta Magna e a Declaração dos Direitos, na Inglaterra foi a Revolução Gloriosa.
*A Igreja inglesa, chefiada pelo rei, após rompimento com a Igreja Católica é conhecida como Igreja anglicana.
*Os principais governantes da Dinastia Stuart foram, Jaime I, Carlos I, Carlos II e Jaime II.
*Alguns direitos trabalhistas conquistados pelos trabalhadores desde o século XIX até o início do XX foram: redução da jornada de trabalho, o direito de formar sindicatos, proibição do trabalho de crianças e mulheres nas minas, proibição do trabalho de crianças menores de 9 anos nas fábricas de algodão, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário