- Porque houve um aumento populacional no fim do século XIX no Brasil? Devido à imigração.
- Para qual setor se dirigiam esses imigrantes? Para o setor cafeeiro de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais principalmente.
- Por que os imigrantes começaram a se dirigir para as cidades? Porque estavam descontentes com as condições de trabalho nas fazendas.
- De que infraestrutura necessitava o café para o seu escoamento? Ferrovias, portos, bancos, estradas, energia elétrica.
- Em que setores começaram a surgir várias oportunidades de empregos? Construção civil, bens de consumo, transportes urbanos, setor portuário, indústria.
- Quais cidades tiveram um grande crescimento populacional? Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
- Porque os trabalhadores habitantes das grandes cidades viviam em moradias precárias? Devido ao alto preço doas aluguéis.
- O que recomendavam os inspetores sanitários e porque as autoridades gostavam? Afastavam os pobres das áreas nobres e a demolição dos prédios.
- Qual a solução encontrada pelos patrões? Construção das vilas operárias, pois conservava a mão-de-obra sob controle, produtiva e bem comportada.
- Quais as condições de vida dos trabalhadores nas fábricas? Péssimas. Jornada grande (16 horas), insalubridade, falta de segurança e salários baixos.
- Quais políticas sociais existiam na época? Nenhuma.
- Quem representava importante parcela dos trabalhadores nas indústrias? Os estrangeiros.
- Por que a participação da mulher em 1920 chegava a 58% dos empregados do setor têxtil? Porque não se exigia mão-de-obra qualificada, sendo o salário mais baixo (as mulheres não estudavam e nem faziam cursos profissionalizantes).
- Qual a saída para a busca por melhores condições de trabalho e salário? Foi a organização sindical.
- Quando surgiram e qual era o nome das primeiras formas de organização operária? Na segunda metade do século XIX.e eram as sociedades beneficentes.
- Quais as principais correntes que representavam os operários? Sindicalistas reformistas (greve era o último recurso após negociação), sindicalistas revolucionários (greve era a principal forma de luta, recusavam negociações parciais) e o PCB (Partido Comunista Brasileiro – greve era um instrumento de luta).
- Quando começaram as primeiras manifestações operárias no Brasil? Em 1903, no Rio de Janeiro e nada foi conseguido.
- Como foi a reação dos patrões à outras manifestações? Aprovaram a Lei de Expulsão de Estrangeiros (principalmente os líderes sindicais).
- O que ocorreu com o passar dos tempos? As manifestações começaram a dar resultados (construção de moradias, higiene e segurança, aposentadoria e pensões, lei das férias – 1926).
- Antes da reforma urbana como era o centro do Rio? Muitos casarões com gente amontoada com cômodos de aluguel?
- Por que foi feita a reforma? Para copiar Paris e demonstrar ao mundo que o país assimilava os padrões estéticos europeus.
- Além do problema social, qual o outro problema assolava a população? Os problemas de saúde, a falta de higiene, a febre amarela e a varíola.
- Na sua opinião, essa reforma além de necessária foi elitista? Sim, pois expulsava a população para os morros e periferias.
- Qual a principal doença que a reforma urbana procurou erradicar e qual o sanitarista estava à frente da campanha? Varíola, Oswaldo Cruz.
- Qual foi a reação da população frente vistoria em suas casas? Entravam em conflito com as autoridades.
- O que foi a Revolta da Vacina? Conflito contra a obrigatoriedade da vacina e que durou 10 dias em 1904.
- Como foi a repressão à revolta? Violenta, com várias pessoas presas e mandadas para a Amazônia.
- Você acha certa a vinda dos pardais para o Rio de Janeiro? Sim e não. Sim, porque ajudou a acabar com os focos de mosquito e não, porque interferiu no meio ambiente prejudicando outros animais.
Blog interativo com idéias de alguns professores visando uma maior aproximação entre eles e os alunos, com o intuito de divulgar conteúdos, textos, resumos, sites, enquetes e muito mais.
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Perguntas e respostas. Aula do dia 19/06/2009. O movimento operário na Primeira República e Reformas e revoltas na capital.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário