domingo, 5 de julho de 2009

Resumo 7ª série

Vai aí um pequeno resumo para vocês.

  • A Guerra dos Sete Anos (1756 – 1763) ocorreu entre França e Inglaterra pelo domínio da Vale do Rio Ohio, importante área de navegação fluvial. Mesmo vitoriosa, a Inglaterra, acumulou muitas dívidas que a fizeram cobrar vários impostos aos colonos americanos, entre eles a Lei do Açúcar ou da Receita que impunha aos colonos o pagamento de tarifas alfandegárias sobre produtos importados. A Inglaterra também autorizou o monopólio do comércio de chá à Companhia das Índias Orientais, prejudicando os colonos que comercializavam o produto no mercado interno. Após a Lei do Chá, ocorreu O Boston Tea Party ( Festa do Chá de Boston) um acontecimento em que os colonos derramaram o carregamento de três navios ingleses que estavam no porto. Esse fato acarretou o fechamento do porto de Boston.
  • A França estava em crise econômica, com safras ruins, despesas com guerras, fome e alta de preços, dessa forma, a saída para a crise era uma reforma fiscal. Para isso o rei Luis XVI convocou os Estados Gerais, que contava com a participação dos três estados franceses.
  • O Golpe do 18 de Brumário levou Napoleão Bonaparte ao poder.
  • A Convenção Nacional foi formada após a guerra contra Áustria e Prússia.
  • O Terror foi um período de muitas mortes e perseguições lideradas pelos jacobinos, mas também foi um período com muitas medidas democráticas e revolucionárias baseadas nos princípios iluministas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário