quarta-feira, 14 de abril de 2010

Resumos

Alô galera, vai aí um resumo da matéria visando a prova do dia 16/04/2010


8º ANO

O ouro fez a fortuna de poucas pessoas porque apesar da grande quantidade obtida, foram poucoas pessoas que enriqueceram, pois nosso ouro ia para Portugal, que com ele pagava suas dívidas com a Inglaterra.

O sistema de mão de obra da época era a escravidão

Além do ouro, outros metais foram importantes na conquista das Américas, como a prata na América espanhola e diamantes no Brasil.

Filipe dos Santos organizou uma revolta contra a criação das casas de fundição e foi morto e executado.

Contratadores eram funcionários reais responsáveis pela exploração do Distrito Diamantino.

O ouro brasileiro ajudou a financiar a Revolução Industrial na Inglaterra

As casas de fundição transformavam o ouro em barras, gravavam o selo real e quintavam o ouro dificultando o contrabando.

Dois dos maiores mestres do Barroco brasileiro foram Mestre Ataíde e Aleijadinho.

A sociedade mineira do século XVIII era formada por poucos proprietários de lavras, profissionais liberais e pequenos comerciantes e grande maioria de escravos.

A Guerra dos Emboabas foi um confronto entre paulistas (bandeirantes) e portugueses (emboabas) vencido pelos emboabas.

Após a descoberta das lavras de ouro, elas eram registradas e divididas em datas. A distribuição das datas se dava da seguinte forma, o descobridor escolhia as duas primeiras, a terceira ficava para o rei e as demais eram repartidas por aqueles que possuíssem mais escravos.

O quinto, a capitação e a derrama eram impostos cobrados pela Coroa e representavam respectivamente 20 % de todo metal encontrado, 17 gramas de ouro por escravo (per capita) e cobrança de impostos atrasados.

O Rio de Janeiro passou a capital do Brasil em 1763.

9º ANO

A grande maioria da população russa no século XIX vivia num sistema de servidão, num regime de monarquia absolutista comandada por czares.

O principal objetivo dos bolcheviques era conquistar o poder por meio de uma revolução socialista e o dos mencheviques era se aliar a burguesia e obter maioria no Parlamento

Domingo Sangrento foi uma rebelião popular duramente reprimida pela polícia do czar em 1905

As três (03) principais medidas adotadas por Lênin, quando ele chega ao poder são: assinar a paz com a Alemanha, efetuar uma radical reforma agrária e nacionalizar bancos, indústrias e meios de transportes.

O Império Russo do final do século XIX era o maior do mundo com 22 milhões de quilômetros quadrados e possuía terras em dois continentes, Ásia e Europa, tendo como seu regime político uma monarquia absolutista.

A industrialização russa começou na segunda metade do século XIX e foi impulsionada por capitais estrangeiros, mão de obra barata e farta e construção de várias ferrovias, porém teve problemas iguais a Revolução Industrial inglesa, tais como: nas minas e fábricas os salários eram muito baixos, os riscos de acidentes eram muito altos e a jornada de trabalho chegava a 14 horas diárias.

O operariado começou a reagir à opressão das fábricas promovendo greves e passeatas que eram duramente reprimidas pela polícia czarista. Esse contexto proporcionou o surgimento de algumas idéias nos meios operários e intelectuais da Rússia, principalmente idéias socialistas (Marx e Engels) e anarquistas (Bakunin)

A revolta do encouraçado Potemkin, contra os castigos corporais e a fome a que eram submetidos na Marinha czaristas, foi duramente reprimida e diante disso surgiram os primeiros sovietes. Esses sovietes eram conselhos de deputados eleitos por operários, camponeses e soldados.

O povo russo culpava o czar Nicolau II pelas seguidas derrotas da Rússia na Primeira Guerra Mundial e diante disso povo e soldados marcharam juntos para o Palácio de Inverno e invadiram o palácio e puseram fim ao regime czarista na Rússia.

Durante a guerra civil na Rússia entre o Exército Vermelho e o Exército Branco o governo bolchevique radicalizou suas posições tomando algumas medidas como adotar o comunismo de guerra e criar os tribunais que condenavam os inimigos da Revolução

Para enfrentar a situação de penúria, o governo de Lênin procura ativar a economia, lançando a NEP (Nova Política Econômica) com algumas idéias capitalistas, como: permitir aos camponeses vender seus excedentes agrícolas no mercado interno, incentivar a formação da pequena e média industria e permitir a entrada de capital estrangeiro sob forma de empréstimo e investimento.

Após a morte de Lênin, em 1924, Stálin assume e coloca em vigor uma violenta ditadura conhecida como stalinismo, que teve como principais características o sistema de partido único: que não admitia oposição política, a opressão às nacionalidades:todos os países da URSS tinham que falar a língua russa e a burocratização do Estado: acabou formando uma poderosa elite política.

O principal partido existente na Rússia pós revolução era o Partido Comunista.

"Paz, terra e pão" e "Todo poder aos sovietes" eram lemas defendidos por Lênin.

Ditadura é o sistema em que as liberdades individuais são suprimidas.


Boa Prova para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário