Como educador,nos remete a refletir sobre a formação docente geral. É fato,que nossas escolas ,já hoje,não investem muito na integração destes recursos,ou quando mais ,possuem-nos,muitas vezes em quantidades satisfatórias,mas os professores não são íntimos desses recursos tecnológicos e quando mais,se conhecem seu funcionamento ,não conseguem integrá-los a prática docente,afim de torna-la sedutora e dinâmica.
Conheço esta realidade na prática, pois me assusta ver laboratórios novos e bem equipados ,sem uso porque os professores das turmas resistem a utilizar o sr.PC( “Eu não levo a turma e não sei trabalhar com essa coisa de projeto.Tô velho demais para aprender a mexer naquilo,...)
Recentemente chegou,na EU que trabalho,24 televisores 29”.Um para cada sala( “Oba! Agora eles também vão poder ver tv e não só ,a CE”)
Em minha escola tem 1 filmadora,que confesso não conhecer seu funcionamento,mas num dia em que havia um grande evento,um aluno,que dizia ter experiência e seria assessorado por um colega,pediu para manusear o aparato.( “Nada disso!Isso aí é para o uso da escola)
Concluindo,seria engraçado se não fosse trágico.Quis colocar estes exemplos reais e muitos dos colegas aqui sabem bem do que digo,porque demontram ,mais que a falta de material tecnológico na escola,mais que a má formação dos docentes frente ao avanço das TICS. Vai de encontro a uma defazagem postural dos mestres que aí estão e o quanto eles se distanciam do mundo que cerca seus alunos.
Educadores mais velhos tiveram quase que nenhuma formação audiovisual e os que chegam agora têm profundo conhecimento do tema ,mas não vejo que foram capacitados para esta integração.
Para mim,o ponto negativo de uma boa formação audiovisual é correr o risco de ter em sala indivíduos capazes de ouvir mais,serem mais atentos ,criativos e capazes de refletir e criticar a realidade ou seja gente, cidadãos mais conscientes e criativos .E aqui me refiro à integração de todas as mídias como parceiras do PEA.Paradoxalmente,este aspecto é super positivo,pois este se configura no desejo de cada mestre ,que faz educação por amor,com competência e para o desenvolvimento do aluno integralmente.
Concluo,com um alerta:” Mais importante do que integrar as TICS à educAÇÂO,faz –se necessário integrar os educadores,digo todos,ao novo mundo e às demandas que a sociedade da informação e da tecnologia exije e que a escola precisa caminhar junto,pois esta é uma realidade.
Por Valeria sobral
Nenhum comentário:
Postar um comentário